sexta-feira, 3 de junho de 2011

Palestra com IÇAMI TIBA, (verdade ou maldade)?

Esse post tb esta la no RECANTO DAS MAMAES BLOGUEIRAS hoje....

http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com/2011/06/palestra-com-icami-tiba-verdade-ou.html


Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08. O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior. Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional. ·
1º- lugar: Sigmund Freud; ·
 2º- lugar: Gustav Jung; ·
 3º- lugar: Içami Tiba.


1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.


2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...


3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.


4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.


5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.


6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.


8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.


9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.


10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.


11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.


12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.


13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.


14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.


15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.


16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.


17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.


18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).


19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.


20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.


21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.


22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.


23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.


24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.


25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.


26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.


Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."


Eu particularmente, adoro Içami Tiba, acho que ele é um homem sabio, um homem que quer o bem da humanidade, quer resgatar a população, quer um mundo melhor para nossos filhos.


E com ele é tudo preto no branco, sem rodeios, nem frescuras...

Muita gente não concorda com ele, pois acha ele muito radical, muito autoritario e extremista...

Eu estou apostando num mundo melhor com crianças crescendo sob os conselhos do escritor..





E vcs o que acham disso? no que vcs concordam? no que discordam?


beijosssss

Dani garcia

8 comentários:

Genis disse...

Olá Dani,
Eu tb gosto muito do Içami Tia e já o acompanho desde a época do magistério.
Esse texto está circulando por email e tb tinha tido a ideia de publicá-lo no Recanto. Que bom que vc já fez isso.
Beijos querida e ótimo FDS.
Bjks ♥

Dea, a mamae da Nina disse...

EU AMOOOOOO IÇAMI TIBA!!! AMO!!! QUERIA ELE AQUI EM CASA UMA SEMANA QDO NINA FIZER 15 ANOS,KKKKKKK!!!
bJS QUERIDA ACEROU EM CHEIO NESTE POST

Anônimo disse...

Oi Dani. Sou o André, pai dos gêmeos da Cris. Sou professor a muito tempo. Já trabalhei com todo tipo de criança e adolescente, de todas as classes sociais. Incrível que os de classe mais favorecida são os piores, os mais indisciplinados, os mais perigosos, os menos amorosos.Culpa dos pais que passam a mão por cima.Por causa de um pai de uma escola particular que trabalhava, desisti de dar aula.A gente se sente sem forças para conter a avalanche de uma sociedade hipócrita, sem escrúpulos que começa pelos pais e não pelos filhos.São jovens marginais que um dia serão poderosos. Acreditem no Icami Tiba, ele tem razão.

Jackie disse...

Oi Dani, Eu recebi esse texto por e-mail ainda grávida, e ameiii... to ensando pra comprar o livro dele, é que o Davi não me da muito tempo, mas quero muito ler......

Cris :-) disse...

Escrito parece tão facil né? Não é fácil,é um desafio diário de paciência,amor,dedicação...
Mas claro que ele tem toda a razão.
Bjs querida!

♥ κєκєl ♥ disse...

Olá

Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog VEJO VOZES de LIBRAS (Língua de Sinais) onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

http://eeblmlibras.blogspot.com/

Abraços fraternos

PS. IÇAMI É PERFEITO. EXPLICA DIREITINHO O PAPEL DE CADA UM NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. PAIS E PROFESSORES DEVERIAM LER ESTE GRANDE SÁBIO.

Mimi Alves! disse...

Oi,lindaa!
passei pra t dar um cheirinho!
seu blog tá ótimoo!
dá um beijo nesse gostoso por mim!
te amo,tá!
beijos!

Kaka Barcelos disse...

Amei Dani."roubartilhei" e coloquei lá no blog tbm! temos q divulgar né? Vai q dá certo e possamos ter ai um futuro melhor,com flhos mais preparados pra vida!
Bjooo
Kaka

 
Design by Layout para Blog