terça-feira, 7 de agosto de 2012

Livro a boneca de William

Encontrei um post no site “My Small Potates” (via Maternar Consciente), que mexeu muito comigo.


Isso porque ontem nasceu minha primeira sobrinha (é muito amor, gente! <3 ainda="ainda" ali="ali" brincadeira="brincadeira" com="com" como="como" e="e" entre="entre" esta="esta" homens="homens" machista.="machista." muito="muito" mundo="mundo" o="o" os="os" outra="outra" percebi="percebi" presentes="presentes" uma="uma">
A boneca de William é um livro de Charlotte Zolotow.




“A avó de William sorriu. “Ele precisa dela para abraçar, colocar no berço e levar para o parque de modo que quando ele crescer e for pai, ele saberá como cuidar de seu bebê.” William’s Doll by Chatlotte Zolotow.

Mesmo hoje essa idéia é desconfortável para muitas pessoas, imaginem então como isso foi revolucionário em 1972, quando o livro foi escrito.



A pergunta em questão é: porque ainda hoje essa idéia é desconfortável e estranha para muitas pessoas? Qual a melhor maneira de ajudar nossas crianças a serem pessoas mais carinhosas, pais cuidadosos, senão incentivando este tipo de brincadeira faz-de-conta?



São muitos os dilemas sociais sobre meninos brincarem com bonecas, o que eu realmente acho triste e atrasado. Num país tão machista e racista como o Brasil talvez estejamos ainda engatinhando nesse caminho de igualdade de deveres – e direitos- com as crianças.



Os meninos são excessivamente estimulados a brincadeiras agressivas, de luta, armas, carros. Depois de passar praticamente a infância inteira aprendendo somente isso, ainda queremos desses filhos, namorados, maridos, que eles sejam carinhosos, sensiveis e amáveis.


Queremos que este menino seja uma criança alegre e tranquila, um pai presente e carinhoso, mas nos esquecemos que de alguma forma estamos passando mensagens equivocadas sobre carinho e sensibilidade serem coisas de mulher.

Quando um garoto pega uma boneca, ele brinca, conversa com o bebê, dá mamadeira, troca a fralda, é natural. Mas se nessa hora alguém diz: “Que é isto? Menino brincando com boneca?”, seu rosto se fecha e ele fica com cara de decepção, de que fez coisa errada. E se esse menino chora depois dessa bronca, é possível que venha aquela velha e ridícula frase: “Menino não chora.”
Gente, o que estamos fazendo?

Devemos entender que brincar livremente é importante para o desenvolvimento infantil, independente do sexo da criança e da brincadeira. Se queremos um país mais justo, devemos párar de incentivar o preconceito e o machismo implícito em “brincadeiras”.



No post de Arlee, ela teve a oportunidade perfeita e contou para gente.

Ela estava cuidando de três meninos num final de semana; juntou três bonecas e tudo o que precisava para as brincadeiras: fraldas, xampu, mamadeira, roupinhas. E com o livro nas mãos leram juntos a historinha.
De início os meninos ficaram frustrados pois como William queria ganhar uma boneca de aniversário e seu irmão o chamou de maricas por influência de um garoto da vizinhança. A história continua com a avó de William ajudando-o a comprar sua boneca e tudo o que é necessário para cuidar de um bebê. Com isso, William fica aliviado e tranquilo e abraçava a sua nova boneca nos braços.

Com essa introdução à história, os três meninos e Arlee conversaram sobre os bebês e como eles precisam de amor e cuidados. Eles também falaram sobre como um dia eles podem ser pais e que precisam saber cuidar dos seus pequenos bebês. Ela conta que um dos meninos disse algumas qualidades que achava que poderiam torna-lo um bom pai e com isso tiveram uma grande conversa.




Outro menino falou que queria ser espião quando crescesse. Ela teve que tranquiliza-lo dizendo que ele poderia ser espião e um bom pai ao mesmo tempo…..hehehehhe

Eles brincaram de trocar as fraldas, de dar mamadeira, depois veio os arrotos; vocês imagimam como foi engraçado, particularmente para os meninos, essa parte com todos arrotando seus bebês.




Depois veio a hora do banho e o cuidado ao segurar a cabeça do bebê, e depois um pouco de carinho em seus slings.

Esse livro parece ser realmente maravilhoso e uma ótima oportunidade para conversar com os meninos sobre ser pai e sobre o cuidar. Mas tendo-o ou não em mãos, não deixem de brincar e conversar com as crianças sobre as responsabilidades da vida adulta. Você consegue passar, na linguagem da brindadeira, muito mais do que diversão. Você passa experiência, segurança e conhecimento.



Bom, muita coisa para pensar, né? Comente aqui para podermos continuar essa saudável discussão.

E como o dia dos “meninos crescidos” está chegando: Feliz Dia dos Pais!

http://www.madametrapo.com/2012/07/a-boneca-de-william-menino-tambem-brinca-de-boneca/
http://mysmallpotatoes.com/2012/06/15/weekly-kids-co-op-williams-doll-by-charlotte-zolotow/














2 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Dani!
Precisamos mesmo ensinar os meninos a serem gentis, não ficar incentivando a brincadeiras violentas. Não vejo mal em eles brincarem com todos os brinquedos.
Minha filha gosta de bola e de carrinho.
O que nós pais temos que fazer é explicar as coisas pra eles, sermos pais presentes e estarmos sempre atentos as suas necessidades.
Beijos da Equipe Recanto.

Chris Ferreira disse...

Oi Dani, muto legal esse post. Menino brincar de boneca estimula o instinto paternal da mesma forma que brincar de boneca estimula o instindo maternal. Adorei as fotos dos meninos brincando.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

 
Design by Layout para Blog