segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Yôga para gestantes

Ioga para mamães...


... e bebês. Isso mesmo! A famosa prática além de beneficiar a gestante durante a gravidez pode continuar sendo feita após o parto, agora com uma agradável companhia: o bebê

A palavra ioga vem do sânscrito e significa união do corpo,mente e espírito. Essa integração, de acordo com a práticamilenar hindu, traz harmonia, disposição e energia. Comseus exercícios posturais, de respiração, concentração emeditação, a técnica chegou aos países ocidentais no finaldo século 19, ganhou impulso com o movimento hippie e voltou àmoda recentemente, transformando-se numa das melhores opçõesde atividade para as gestantes.

“A ioga para gestantes é um método desenvolvido especificamentepara este período da vida da mulher, em que o mais importante éo elo mãe-bebê”, afirma a naturóloga e professora de ioga MarielenCristina Pereira. Durante a prática, a mãe transmite ao bebê queestá gerando sensações de paz, amor e segurança, que vão contribuir para que ele se torne um ser humano tranqüilo, amoroso e seguro. A gravidez é um estágio muito importante para o bebê, já que todas as funções humanas essenciais, tanto físicas quanto emocionais, são desenvolvidas. “Durante esses nove meses o bebê é um parceiro ativo da mãe, dividindo com ela o fluxo dinâmico de energia de vida e dependendo dela para todos processos internos do corpo.”Na gestação, todos os sistemas corporais estão trabalhando para dois. Ao mesmo tempo desenvolve-se uma comunicação subconsciente, emocional e até mesmo física, que é completamentenatural e instintiva.“O bebê aprende durante a gravidez através de ricas e diferentes experiências no útero. O som da voz da mãe, seus movimentos,pensamentos e sentimentos, e até mesmo os seus sonhos, influenciam o bebê e fazem parte do mundo dele”, explica Marielen.Recomendada a partir do terceiro mês até a hora do parto, sempre com a aprovação do obstetra, a ioga trará grandes benefíciosdurante a gravidez auxiliando a gestante a sentir-se e ao seu bebê de uma forma mais profunda, criando espaço e tempo para integrar todo o processo de mudança que está acontecendo.

“Assim, gradualmente, ela vai se ajustando e percebendo suas novasprioridades e o novo estilo de vida que está por vir”, diz a professora.DEPOIS DO PARTODuas semanas depois do parto normal e um mês após a cesárea, a mamãe pode retornar à prática da ioga. “Mas agora em vez de trazer o bebê na barriga, ela vai trazê-lo nos braços”, conta Marielen. “A baby ioga é umas das poucas oportunidades que a mamãe tem de resgatar força e flexibilidade de forma agradável, integrando-se e harmonizando-se com seu filho.”Durante a prática, o bebê é envolvido em diversos movimentos junto com a sua mãe, incentivando-a enquanto permanece ao seu lado.

“Todo mundo sai ganhando: os bebês através dos exercíciosde estimulação, massagens, mantras e ásanas (posturas da ioga), e as mamães, com movimentos que combatem e aliviam o stress, auxiliam na amamentação, fortalecem e alongam musculatura da coluna, pélvis e da barriga.” Óleos essenciais e terapia floral também são utilizados e servem como mais uma ferramenta natural para estimular o relaxamento e bem-estar da mamãe e do bebê.Até os 6 meses, a atividade enfatiza a conexão e interação entre a mãe e o bebê. Depois disso, a relação entre os dois é desfocada e o bebê passa a ver a mãe como um espelho, imitando seus movimentos.

O bebê pode acompanhar a mãe na prática até 1 ano e meio, quando então já pode passar a fazer a aula de ioga para crianças.A prática regular de baby ioga promove uma melhoria significativa na postura e no equilíbrio, proporcionando relaxamento e bem-estar; redução de desconfortos, tensões, ansiedade e stress; aumento do tônus muscular, inclusive do abdômen e queima de gordura. “Isso sem contar as amizades e troca de experiências com novas mães e bebês”, conclui a professora.

A importancia dos exercícios
De acordo com a professora, na ioga o corpo trabalhabuscando o alinhamento e integrando o movimento à respiraçãoconsciente. A postura é mantida e a mente e o corpo tornam-sesintonizados. Em termos físicos, a ioga na gestação enfatiza:• Exercícios respiratórios, para aumentar o nível de oxigênionas células;• Fortalecimento do assoalho pélvico, glúteos e coxas(musculatura exigida no trabalho de parto);• Fortalecimento da lombar (para evitar dor nas costas);• Abertura de espaços na caixa torácica;• Posturas de equilíbrio (que equilibram as emoções);• Relaxamento;• Meditação.

1 comentários:

Nina disse...

oii. sua barriguinha ta linda de morrer..kkk

ta até parecendo gemeos..que Deus t abençoe muito vc e essa coisinha fofa e grondona..rs

visite nosso blog..ainda naum postei fotinhas mas esta semana posto..

bju e tdb

 
Design by Layout para Blog