terça-feira, 13 de março de 2012

O que aconteceu com os contos de fadas?

Gente, sinceramente por q antigamente os contos de fadas eram tão lindos e não causavam nada de ruim as crianças e sim despertavam sonhos.

Sera que estamos mais cuidadosos com nossos filhos, ou mais cheios de frescuras?
Sera que essas historias podem influenciar nossos filhos para o bem ou para o mal?


Hoje lendo a Branca de neve e os sete anões para o Davi tem trechos q eu não consigo ler, como eu vou dizer q a madrasta queria matar a “filha”, q o caçador devia trazer o coração dela para provar sua morte. Que o caçador matou um bicho e arrancou seu coração... Que a branca de neve ficou num caixão de vidro...


Oi???????
Nos dias de hoje q nem televisão aberta da para as crianças assistirem...
E os três porquinhos.... Como eu digo q o lobo queria comer os porquinhos?


E como dizer q o lobo caiu dentro d uma panela com água quente...


Oi??????

E o João e maria.... uma senhora q vai engorda-los para q ela possa come-los assados
Sinceramente gente...as crianças de hoje em dia são muito espertas, elas questionam tudo, querem entender e interpretam tudo.....
Se ate o lendário atirei o pau no gato foi trocada a letra, para que não incentivemos as crianças a maltratar os animais.....
No Discovery Kids já percebemos como os desenhos mudaram, desenhos voltados para ajudar e proteger os animais, ratinhos que dançam e tocam instrumentos musicais, desenhos que incentivam a fazer artes com sucatas, ensinam sobre grandes artistas e etc...
Se bem que aquele leão se dando mal o tempo todo, caindo, sendo esmagado por pedras eu realmente nao achei nada de infantil. mas....

Eu acredito fielmente que essa nova geração que estamos criando serão de adultos melhores, mais conscientes, mais dedicados a salvar a natureza, adultos recicladores, adultos mais humanos....
Mas e os contos de fadas como ficaram?

6 comentários:

Michele Batista! disse...

Amiga,você tem toda razão!!
Assisti com o Miguel essa semana um desenho novo da Disney,passou no cinema,ñ sei se vc já viu "Enrolados".
Uma nova versão da Rapunzel.
Achei bem mais tranquilo,tem a malvada,mas ela ñ faz essas atrocidades ñ,ela apenas tem interesse no cabelo da menina.
O filme é engraçao,cheio de cores e efeitos,gostei mt,o Miguel tb adorou!
Beijinho!

Mamãe Nádia disse...

É verdade Dani, a coisa tá feia. Estamos criando filhos cada vez mais inteligentes pelos conhecimentos a que eles tem acesso...Não podemos mais colocar esse tipo de coisa na mente deles! Eles precisam de algo a mais!
Só discovery kids, por enquanto, é o que salva!
Bjus!

Nayara Grosskopf disse...

Dani também já passei por dificuldades em contar histórias pra Lú...
A chapeuzinho vermelho mesmo eu digo que o lobo escondeu a vovó dentro do armário para roubar os doces da chapeuzinho, mas que veio um homem e mandou o lobo sair da casa da vovó e destrancou a senhorinha do armário hahaha.
A Cinderela é uma das mais inocentes.
Não sei se cria algo de mal em contarmos mas se der pra evitar né.
Beijooooos

Unknown disse...

Ai Dani o meu Davi ainda não chegou nessa fase, mas sabe acho que a Disney está reinventando bem certos contos de fadas como o da rapunzel.
Mas sabe acho que no fim os contos de fadas tradicionais nos traziam muitas coisas boas, como o talmoral da história.
Tá certo a bendita da madastra é má. Ok Mas todo mundo é bom? é certo criar seu filho pra acreditar quem todo mundo é bom e que ele deve confiar em todo mundo? Não, nos temos que explicar a não confiar em estranhos por exemplo .... e por aí vai, o lobo quer comer os porquinhos por que ele é um lobo, e os lobos caçam e por aí vai. Mas na idade deles é dificilllllllll né, mas creio que com umas modificações de leve nós podemos contornar isso e ainda assim aproveitar os contos de fadas.

Sabe uma coisa que me chocou essa semana, fui ver anjos da noite ( filme cheio de monstros e morte) e tinha uma mãe com um bb do tamanho do Davi entrando pra ver esse filme!!! Como assim leval um bb pra assistir lobisomens assassinos !!!!!!!!!

Mãe Coruja. disse...

Você tem toda razão. Como ler esses contos para nossas crianças ?? Mas deixa-los sem o costume de se ler um bom livro também não podemos. E agora ?? Inventar partes para melhorar o conto? Ou simplesmente ignorar ?? Mas sempre damos um jeitinho, pois além de mães somos brasileiras.

Maria Thereza Pinel disse...

É horrível mesmo as coisas, porque sempre tem algo mau e perverso no meio das histórias. Mas a mensagem é que no final sempre acaba bem para quem é bondoso.

Claro que não queremos falar essas coisas horríveis aos nossos filhos, mas, por outro lado, nada mais é que a verdade: cadeia alimentar, pessoas más que matam por nada.

É a realidade, contada em um conto de fadas!

Mas, ainda bem que temos os desenhos mais educativos sim, porque assim exemplificamos não só que o mal dá errado, mas também como fazer o bem!

 
Design by Layout para Blog