quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que é ter atitude adotiva?


ATITUDE ADOTIVA
Uma Campanha pela Adoção sempre deve começar pela ATITUDE ADOTIVA. Toda pessoa pode colaborar com a divulgação da nova cultura da adoção, para que este gênero de filiação possa ser entendido pela sociedade como realmente é: um encontro de amor, terno e eterno, que se destina a formação de um vínculo de paternidade ou maternidade responsável.

Mesmo que uma pessoa não se sinta apto ou não deseje adotar uma criança, sua participação nesta causa é valiosa: pode ajudar a vencer preconceitos, reverter abandonos, educar a juventude e dialogar com as autoridades. Todo tipo de colaboração é bem-vinda.


 Você pode:


- Apadrinhar afetivamente uma criança institucionalizada, visitando-a, dando a ela um pouco de afeto;


- Ser voluntário numa instituição de acolhimento (abrigo), de acordo com sua aptidão e tempo disponível;


- Criar ou apoiar um grupo de apoio à adoção, promovendo reuniões sobre o tema, para preparar de pais adotivos bem informados e, dialogar com o Ministério Público, a Magistratura e as equipes técnicas para encontrar soluções para as crianças sem família;


- Ser família acolhedora de crianças em situação de risco social;


- Realizando debates, palestras e eventos nas escolas, igrejas, universidades e nos meios de comunicação sobre o tema, divulgando a adoção como uma forma segura de colocação de crianças em família;


- Se informar sobre a adoção em seus aspectos legais para poder aconselhar os que desejam descumprir a lei e se expor ao risco de uma "adoção ilegal".


- Vestir a camisa da adoção, usar um boton ou adesivo para que a sociedade se acostume a ver o nome adoção, deixando de ser tema de segredo familiar e possa ser celebrada como uma encontro de almas;


- Visitar um abrigo para tomar conhecimento da existência de crianças que não vivem em família e descobrir a razão pela qual elas não retornam a suas famílias, nem são dirigidas a outras;


- Dizer ao seu filho, ainda que ele seja apenas biológico, que o ama muito e, desta forma, adotá-lo hoje mesmo;


- Realizar campanhas periódicas para tratar do tema, concursos em colégios para frases ou redações sobre adoção, ir ao abrigo promover um torneio de futebol, uma peça de teatro, uma festa de natal.


- Você pode, inclusive, ser pai ou mão por adoção e descobrir um tipo de amor diferente e contundente, que pode transformar sua vida e mostrar que todos nós podemos viver amores sem fim e sem tipologias impostas. Amor e liberdade.


FAÇA UMA CAMPANHA NA SUA CIDADE


Você pode romper a passividade e ser um agente de transformação amorosa do mundo, com atitudes bem simples e ao seu alcance. Um grupo de amigos, os companheiros de um futebol e oss irmãos de uma igreja podem ser motivados para esta luta: dar a cada criança uma família, seja a sua de origem, seja a adotiva, qualquer uma das duas, desde que amorosa. Há muitos fazeres. Escolha sua missão.


PARA PENSAR:
"DEUS NOS DÊ SABEDORIA PARA DESCOBRIR O CERTO, VONTADE PARA ESCOLHÊ-LO E FORÇA PARA FEZÊ-LO DURAR"


REI ARTHUR, NO FILME LANCELOT
savio.estado@terra.com.br
savio.blog.terra.com.br



Dani Garcia

4 comentários:

Unknown disse...

Oi querida.. Belo post. bjussssssssss

Angi disse...

ADOREI, DANI!
Vou divulgar, e penso muito em adotar, mas bem mais prá frente!
beijão

Marina Rocha disse...

Muito interessante, bela iniciativa ;)

beijos.

Vívian Fonseca disse...

Olá acabei de conhecer vc e seu lindo blog através das blogueiras mamães...e adorei!
Trabalhei num projeto lindo há 03 anos de adoção a distancia e sou madrinha de um deles e faço de tudo pra estar presente pelo menos uma vez por mês, ajudando no que posso e acima de tudo dando mt amor. Que é o mais importante.
Super bacana mesmo, Parabéns!
Bjs

Vívian Fonseca
Ceilândia - DF
http://elachegou.blogspot.com/

 
Design by Layout para Blog