quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma escola WALDORF é o que quero pro meu filho

A visão de uma escola WALDORF
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 7 ANOS


    Durante nove meses, aproximadamente, um pequeno embrião desenvolveu-se. Formou-se um feto,
que cresceu até o momento de se “dar à luz”. Durante todo este tempo, o pequenino bebê esteve
muito bem protegido, aquecido, preservado de estímulos excessivos. O útero materno é caloroso e
envolvente. Para nascer, a criança precisa se esforçar muito, vencer a difícil passagem que a separa
do mundo externo. Este é seu primeiro aprendizado, seu primeiro ato de coragem: vir ao mundo!


     Deveria ser óbvio para nós, adultos, o fato de que este mundo deve se descortinar aos poucos para a
criança, perceber que quem esteve por tanto tempo totalmente protegido precisa aprender,
lentamente, a conviver com os novos estímulos sensoriais (luzes, sons, sabores). Infelizmente, tal
percepção já não é mais tão lógica. Observamos, por exemplo, como é grande a quantidade de
bebês, muitas vezes com menos de um mês, que podem ser vistos, atualmente, em shopping centers,
supermercados (até de madrugada!), festas e outros locais excessivamente agitados para quem
acabou de nascer. Podemos nos questionar sobre que influência causa na criança esta hiper
estimulação tão precoce. Quem sabe possamos comparar o que isto significa para a criança com
como nos sentimos se, após uma agradável noite de sono, somos despertados pelo suave canto dos
pássaros e uma doce mão que nos afaga a cabeça ou por um despertador estridente e alguém nos
sacudindo. Certamente começa aí o problema atual e crescente de crianças diagnosticadas como
“hiper-ativas”.


     Hoje em dia, até o momento de ir para a escola se antecipou, o “descortinar” do mundo chega cada
vez mais cedo. Antigamente a idade escolar iniciava aos sete anos. Até então, era normal que as
crianças ficassem em casa, cuidados por seus familiares. E, durante esse primeiro setênio (período
de sete anos), ela podia aprender naturalmente suas mais importantes lições: andar, falar, pensar e se
relacionar socialmente. Tudo através do exemplo, da imitação do adulto próximo a ela e, é claro, do
aprendizado oriundo de suas próprias brincadeiras. Mas, em nossa sociedade atual, cada vez mais as
famílias se vêem obrigadas a colocar as crianças em creches e jardins desde muito cedo, a fim de
poderem desenvolver suas atividades profissionais.


     Diante deste quatro, talvez difícil de mudar, resta a possibilidade de, ao se buscar uma escola,
primar por um local que procure conservar o ambiente caloroso do lar. Onde haja adultos
conscientes das reais necessidades da criança, do papel que desempenham na educação infantil e,
principalmente, dignos de serem por ela imitados. Um local onde a criança possa brincar
saudavelmente, ao ar livre, com brinquedos que possibilitem a ela o desenvolvimento pleno de seus
sentidos, de suas emoções e de seu organismo.


     Além do mais, um ambiente acolhedor na infância traz lembranças que ficam para toda a vida.
     Quem é cuidado aprende a cuidar! Quem não sorri ao lembrar de momentos onde podíamos nos
sentar no colo da avó e ouvir histórias, ou raspar com o dedo a tigela de um bolo recém preparado
pela mãe? Talvez muitos pais, hoje em dia, não possam ter tido o prazer, quando crianças, de entrar
em uma cozinha constantemente perfumada pelo cheiro do pão que acabou de ser assado. É esse
tipo de vivências simples e calorosas, nos primeiros anos de vida, que educa adequadamente a
vontade (força interior que move para a ação no mundo) e a índole da criança. Se apoiarmos essa
força de vontade, dando espaço para a criança brincar sadiamente, quando ela se tornar adulta
também terá vontade de agir, de transformar o mundo. E é principalmente antes dos sete anos de
idade que podemos fortalecer a vontade de agir.


     Na educação infantil (maternal e jardim), a pedagogia Waldorf procura recriar este ambiente
caloroso do lar. Todo o período em que a criança está na escola é cuidadosamente preparado. Todas
as vivências são feitas dentro de um ritmo orgânico (contração e expansão, inspiração e expiração).


     Expansão, por exemplo, no momento em que as crianças brincam livremente dentro das salas,
depois a contração, quanto todos se unem para participar da roda rítmica e do lanche (alimento do
corpo). Novamente a expansão, com o brincar na área externa da escola e a contração, quando todos
são reunidos para ouvir uma história (alimento da alma). O ritmo que se repete diariamente é
essencial para trazer segurança à criança e desenvolver nela hábitos saudáveis. É claro que este
ritmo também se transforma como na natureza, a cada mudança de estação, e como no íntimo da
alma humana, na vivência das diferentes celebrações (Páscoa, São João, Natal).


     Para seu desenvolvimento motor e de equilíbrio, as crianças são incentivadas a pular corda, andar
de perna-de-pau, pular amarelinha, pular elástico, brincar na caixa de areia. Estas brincadeiras
promovem, anos mais tarde, o fortalecimento cognitivo no jovem e no adulto. Isto porque o
desenvolvimento motor está diretamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo. Os brinquedos
utilizados nas escolas Waldorf são, geralmente, produtos da natureza, que cresceram e se
transformaram naturalmente: um galho de árvore, uma conchinha, etc. A criança que brinca com
esses elementos sente-se fortalecida interiormente, pois os processos de desenvolvimento e
crescimento intrínsecos a eles correspondem também ao que está ocorrendo no interior da própria
criança. Além disso, sua fantasia e criatividade são ativadas por essas formas. No mais, os
brinquedos simples e naturais (feitos com madeira, lã pura, algodão, seda, pedras, etc.) estimulam o
tato e são muito mais agradáveis ao toque. Faça esta experiência: coloque em um saco fechado e
opaco brinquedos de plástico e eletrônicos e, em outro saco, brinquedos de madeira, bonecas de
pano, lã. Peça, depois, para que uma pessoa que não conhece o conteúdo dos mesmos coloque sua
mão no interior de cada um e relate suas sensações ao tocar os objetos dos diferentes sacos.


    Experimente você também! E então... Que tipo de estímulo parece mais adequado para a criança?

    A escola Waldorf não alfabetiza as crianças no jardim da infância, pois exigir da criança um
aprendizado intelectual nesta etapa de crescimento retira suas forças vitais, enfraquecendo,
inclusive, seu desenvolvimento físico e a formação de seus órgãos. Já o desenho, a pintura e a
música estão presentes diariamente nas atividades desenvolvidas com as crianças, assim como
ajudar a professora a preparar a massa do pão (que será compartilhado por todos na hora do lanche)
e a organizar a sala depois das brincadeiras - é importante que as crianças guardem os elementos
separados em cestinhas ou caixinhas, isto cria nelas um sentido de ordem e forma, preparando para
o pensar lógico. Elas não sabem fazê-lo sozinhas e precisam do exemplo adulto de que a arrumação
é feita com gosto. Se fizermos com vontade e alegria, as crianças também irão fazê-lo.


      Este tempo em que a criança cresceu fortalecida pela possibilidade de brincar e imitar dá a ela uma
prontidão para a educação formal. Agora sim, gradativamente ela adquire condições de permanecer
mais tempo concentrada, pois suas forças vitais tornam-se disponíveis para atuar na memória, sem
ônus para seu desenvolvimento físico. Distingue-se nas crianças que saem dos jardins da infância

     Waldorf para iniciar a vida escolar (1º ano), muito entusiasmo e vontade de aprender, além das
bochechas sempre rosadas.

Texto retirado da http://www.escolaturmalina.com.br/download/artigos/a_educacao_da_crianca_de_0_a_7_anos.pdf

imagens retiradas do google
fotos tiradas na escola Querencia em porto alegre http://www.ewq.com.br/60358.html

Pessoal isso é só uma pitadinha da maravilha que são as escolas Waldorf... é só procurar no Google e viajar nessa maravilha de instituição.

beijossssssssssss
Dani

(genteeeeeee não esqueçam de ler os comentarios....kkkkkkkkkkkk.....o anonimo resolveu aparecer kkkk)
beijooooooooo querida/querido te amoooooooo, e desejo que Deus tenha piedade de vc e te perdoe por tanta maldade e inveja... bjus e me liga viu

15 comentários:

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem você deve estar bem doente mesmo,puts esses últimos posts peloamordedeus...
ah tá deve ser aquele momento sissi neh depois de aparecer na tv
é costuma mesmo acontecer com as estrelas kkkkk
Nem esquenta tá faz muito tempo que leio seu blog nunca comentei mas agora, não resisti, desandou de vez mesmo querida.

Madri disse...

Oi amiga,
Penso como você. A escolinha da Bia foi escolhida pensando na continuidade de casa. E escola é maravilhosa, tem um jardim lindo, é como se fosse uma casa de familia mesmo. Tem poucos alunos, e as professoras são demais.
Na reunião do mês uma mãe comentou o que todas sentimos.
Essa escola é a continuidade da minha casa, me sinto muito bem aqui, e minha bebe também.
VOCÊ TÁ CERTISSIMA!
Beijos no coração.
Madir

Janna disse...

Ai, ai Dani!
Nem liga não!
A gente sempre sonha com o melhor pros nossos filhos!
Também queria uma escola!
Não que a escola do Lucas seja ruim (pelo contrário, sempre digo que ele só sairá de lá qdo não der mais), mas é tão proporcionar um ambiente tão acolhedor!
Bjos

Maura Fischer disse...

Ótimo texto!!!
Ah!Eu vedei total os comentários anônimos no meu blog...

Janna disse...

dani, me manda seu e-mail pra eu colocar lá configuração do blog!
manda no e-mail: janna.soutto@gmail.com
bjus...

Genislene Borges disse...

Dani, bloqueia essa gente inveja aí!!!!
Beijos! ♥

Júlia Cristina disse...

Retribuindo a visita, vc é de Sao leo?????? sou de Ivoti... conhece????

Vou por seu blog nos favoritos.
Bjooooooooooos

E amei seu post.

Priscila disse...

oie Dani..que bom..agora to seguindo tb..bjus querida

Cheirinho de Bebê disse...

Parceria

Olá.

Me chamo Claudio Gomes e faço parte da equipe da agência de publicidade Núcleo da Ideia. Gostariamos que nos retornasse com o seu email para contato, pois temos uma proposta de parceria que gostariamos de lhe enviar.

Agradeço a atenção.

Att

Claudio Gomes
cheirinhodebb@gmail.com

Gabriela Crivelaro Costa Pires disse...

Um sonho mesmo essa escola!!
Adorei o post!
Beijos

Genislene Borges disse...

Não existe uma escola perfeita, por mais que a metodologia pareça tão ideal pra nós.
O que faz uma escola ser melhor do que as outras, são os professores que ali estão lecionando.
Já trabalhei em escolas simples, com professores excelentes que trabalhavam o "todo" da criança e já trabalhei em escolas com uma excelente estrutura física, com uma proposta pedagógica de ponta e que era só "pra inglês" ver.
A escola se faz de pessoas e as crianças nas séries inciais precisam sim de serem desenvolvidas cognitivamente, mas o efetivo e os princípios devem vir em primeiro lugar.
Beijos, Genis.

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Dani,
Li o post desde a dia da publicação mas nao tive tempo de comentar.
Nao sei se vc ja começou o seu curso de pedagogia, mas acho bem interessante as linhas que vao além do tradicional. Aqui na cidade onde moro nao tem pedagogias Waldorff ou Montessoriana mas procuro aplicar algumas coisas aqui em casa. Até vi este muralzinho que vc colocou no post e me deu uma idéia de fazer aqui. Acho que nos na função de pais tb temos a funçao de educar. O interessante da linha de Waldorff são as bonecas (bonecos e ate carrinhos) de pano, a natureza, a musica, o contar historias (ja vi cantinhos de estorias com esse tule, daria até para dormir na tendinha!).
Beijos : )

Carol disse...

Sou nova aqui no seu blog e estava dando uma olhada nos seus posts. Sou fa da Waldorf e cheguei a trabalhar em uma destas escola nos EUA. Gosto da filosofia de ensino deles, mas como tambem trabalhei em outras escolas comecei a questionar a questao da disciplina nesta escola e a falta de um horario fixo a ser seguido pelas crianças, o que leva ao caos. As crianças se batem, mordem, e os professores nao podem intervir em nada, so assistir e deixar o barco correr!? Por este motivo nao achei a escola ideal para os meus filhos, acho importante a existencia de um horario fixo pra uma criança pequena e a disciplina tb para se manter um ambiente saudavel e seguro para as crianças. Gostei muito do seu blog, serei nova seguidora. Escrevo um blog chamado Salto Alto e Fraldas http://carolporai.blogspot.com/
Abraço

catichaves disse...

o(A) ANÔNIMO(a) É TÃO "CONVICTO" E SUAS IDÉIAS QUE "É ANÔNOMO"...MOSTRA A CARA!!!! PRA QUE ENTÃO "PERDER SEU TEMPO" "faz muito tempo que leio seu blog"?????

Fênix Palwasha disse...

Boa Tarde:
Gostria de saber se vç conhece alguma escola que ultiliza a metodologia Waldorf aqui em São Leopoldo RS.Preciso urgente mudar meu filho de escola e não gostei de nada oque vi até agora.
Um Abraço e parabêns pelo blog
Bárbara.

 
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