quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Não sou tão ruim assim..rsrs

Quando penso que sou uma péssima mãe, sempre encontro uma materia dessas.. vivaaaaaa
rsrsr

Sono do Bebê: Uma Solução Pacífica
de Naomi Aldort , autora de "Raising Our Children - Raising Ourselves"


Meu Bebê Acorda Muito Seguido
Pergunta: Minha bebê tem 9 meses e ela acorda para mamar praticamente de hora em hora. Ela acorda e chora, se agita, ou só resmunga. Nossa bebê dorme junto na nossa cama. Ela tira uma soneca durante o dia. Eu coloco ela na cama por volta das 8, e às 9 ela acorda chorando. Meu marido e eu vamos pra cama por volta das 11hs. Então, ela acorda pela segunda ou terceira vez e continua acordando toda a noite. Como eu posso reduzir a quantidade de mamadas durante a noite?

Resposta de Naomi Aldort: A maternidade noturna surpreende muito as mães. Ninguém nos fala que um bebê bem conectado acordaria com freqüência para se alimentar. Além disso, é difícil não se influenciar pela expectativa cultural de que um bebê deveria dormir a maior parte da noite, com muito poucas interrupções. Ainda mais, essa expectativa é o que cria o stress. Meu palpite é que, se você soubesse que o bebê vai acordar bastante, você estaria mais em paz com relação a isso e encontraria um jeito de conseguir mais descanso para você mesma.É comum e saudável para os bebês, acordar com freqüência para se alimentar.

A quantidade de alimentação à noite varia de bebê para bebê, mas, a maioria dos bebês que são totalmente atendidos, vai acordar com freqüência; é o jeito da natureza garantir a saúde, segurança e crescimento do bebê. Bebês crescem rápido quando dormindo, e portanto, estão freqüentemente com fome. Quando descobrem que as suas necessidades vitais estão sempre ao alcance, eles crescem para se sentirem emocionalmente seguros, contentes e confiantes em si mesmos e nos outros. Eles aprendem que dicas sutis são suficientes para ter suas necessidades satisfeitas.É interessante que, a maioria das mães aborígenes nem sequer pensa em “colocar” um bebê para dormir. Uma mãe simplesmente continua sua vida com o bebê preso ao seu corpo. O bebê dorme e acorda, fortalecendo sua auto-consciência e auto-confiança. À noite, a mãe já está esperando acordar tanto quanto for necessário.Tanta conexão física parece ameaçadora para as mães modernas.

A dificuldade começa quando nós resistimos ao jeito como a bebê é. Quando nos focamos em corrigir seus modos, em vez de responder ao jeito como ela é. Quando seguimos essa trilha, estamos estressadas e desconectadas de nossa bebê, e menos capazes de entender suas necessidades. Queremos que ela seja o que ela não é.Em contraste, quando confiamos na bebê, nós facilmente encontramos maneiras produtivas de responder às suas demandas. Por exemplo, não resistimos ao fato de que os nenéns não caminham; nós os carregamos, e inventamos Baby Slings, e outras soluções criativas que nos ajudam a ir de encontro `as necessidades deles. Portanto, ao responder a sua pergunta, eu gostaria de fornecer ferramentas para atender a necessidade da sua bebê ser alimentada à noite. Fazendo isso, pode ser que ela acorde menos vezes, mas esta não é a sua meta. Quando você conquistar paz interior- as escolhas dela serão para você um grande prazer.

Reduzir acordadas para conferir que a mamãe está lá

Sendo que você coloca sua neném na cama algumas horas antes de você e possivelmente para sonecas, é provável que ela tenha se tornado ansiosa, precisando conferir que você está ao lado. Sozinha no berço ou sozinha na cama familiar não tem diferença para a bebê.

Se ela acorda e você não está lá, ela chora de aflição e aprende que chorar é o jeito de conseguir a sua atenção. Desta maneira ela já se condicionou a acordar ansiosa e chorando. Ela dorme menos profundamente, ficando alerta à sua presença, e acordando com mais freqüência , mesmo quando você está ali bem do seu lado. Ela não tem como ter certeza de que você estará lá. A bebê só se sente segura para dormir profundamente quando ela não tem dúvida de que você está sempre com ela. Portanto, sono conjunto é melhor quando praticado em tempo integral.Isto não é motivo para você se culpar, ou se preocupar com a sua bebê. Ela está obviamente sendo muito bem cuidada e, portanto, irá responder aos ajustes e ganhar um sono mais tranqüilo.

Você não está sozinha. Muitos pais responsáveis e conectados colocam o seu bebê na cama antes deles para poder se conectarem com seu companheiro/a ,ou para cuidarem de si próprios. Embora a conexão do casal seja importante,a noite é a pior hora para isto, já que é a hora que o bebê mais precisa da mãe. Seja criativa em encontrar tempo para você e o seu esposo, e aprendam a se conectar um com o outro com o bebê nos braços. A vida nunca mais será a mesma. O quanto antes você abraçar a nova realidade, mais alegria você terá.Abaixo se encontram jeitos de certificar que a sua filha esteja livre de ansiedade, e que você consiga dormir mais, enquanto honra a sua necessidade por alimentação freqüente durante a noite:

Vá para a cama na mesma hora que a sua bebê, ou mude o horário dela de dormir para gradualmente se ajustar ao seu. Deste jeito você poderá dormir mais e a sua bebê vai aprender a confiar que você está sempre ao seu lado e, gradualmente diminuir a necessidade de “acordar pra conferir”. Depois de um tempo, quando ela tem certeza de que você está sempre com ela, ela vai acordar sem chorar e só o tanto quanto ela necessite mamar.

Uma alternativa é deixar a sua bebê pegar no sono em seus braços enquanto você ainda está de pé com seu marido, ou com suas outras crianças.

Quando a sua neném tira um cochilo, você pode dormir com ela e também descansar, carregue ela num Baby Sling ,sente com ela nos braços para ler, ou para estar com sua criança mais velha ,etc., ou deite ela do seu lado, sendo que se ela demonstrar o menor movimento,você pode prontamente tocá-la, se aninhar com ela, ou amamentar. Assim ela se sente segura.

Durma sem blusa , ou com um roupa que seja fácil de remover, podendo permanecer adormecida enquanto oferece o peito.

Amamente sem mudar muito de posição. Fique na cama e deitada no escuro. A minimização do movimento e mudança ajudará ambas voltarem a dormir. Você pode até pegar no sono ou cochilar enquanto amamenta.

Se você precisar trocar uma fralda molhada, tenha à mão, e troque debaixo das cobertas deitada. Eu descobri colocar o bebê no meu peito uma das posições mais fáceis para trocar fraldas , assim como um jeito celestial de cair no sono. Isto funciona melhor com fraldas do formato da descartável. (Ou fralda de pano tipo All in One).

Coloque cortinas na janela do seu quarto, e a sua bebê vai dormir mais tempo de manhã, permitindo a vocês duas um descanso a mais.(Isto pode levar tempo para causar um impacto na sua neném.)

Quando um bebê começa a se agitar, eu geralmente me pergunto se ele acordou não por necessidade de se alimentar,mas por que está muito quente, ou a malha da sua roupa está desconfortável devido ao material, nós, ou dobras. Experimente diferentes tipos de material macio, e tenha certeza de que o quarto tem ar fresco.

Evite luzes noturnas. Mantenha o quarto escuro para um sono mais profundo, e para quando a sua bebê acordar, ela não tenha interesse visual e queira levantar.

Com raras exceções, evite tirar sua neném da cama no meio da noite.

Remova relógios eletrônicos e outros artefatos elétricos da área de sono. Isto inclui TV, ou máquinas do outro lado da parede. Campos eletromagnéticos enviam radiação através da parede e podem ser prejudiciais, assim como manter alguns bebês acordados.

Remova o relógio do quarto para o seu próprio bem, também. Evite contar o número de vezes que a sua bebê acorda, ou quanto sono você consegue; tais preocupações mentais causam stress e cansaço. Estar em paz pode ser mais reparador que o sono.

Cada vez que a sua neném acordar, refresque a sua memória sobre o quanto você a ama e curte amamentá-la e abandone as contagens de quantas vezes você acordou. Quando você não lembra de manhã quantas vezes ela acordou, você vai se sentir revigorada.

Eu me recordo de noites quando eu não conseguia voltar a dormir depois de amamentar. Eu terminava dormindo duas ou três horas e me sentia exausta. Então eu me livrei do relógio e parei de contar. Minhas horas acordada durante a noite se tornaram muito especiais. Eu me aninhava com meu bebê esperando com um grande prazer pela sua próxima acordada. Eu pensava comigo mesma, “Como eu posso memorizar esse tempo incrível de estar deitada na cama segurando esse encanto angelical adormecido?” Sem contar, ou conferir no relógio, eu levantava de manhã com plena energia para o dia.O que vai ajudar mais você, é se dar conta que não há problema; você pode aguardar ansiosamente pela acordada da sua bebê durante a noite. Utilize as ferramentas que mais se ajustam a você e encontre outras que correspondam ao seu caso específico, e a sua bebê que é única.

Sua serenidade vai ajudá-la a permanecer criativa e receptiva. Naomi Aldort Ph.D. é a autora de Raising Our Children, Raising Ourselves (Criando Nossos Filhos, Criando Nós Mesmos), ainda não traduzido para o português. Suas colunas de conselho são publicadas em revistas progressivas de paternidade/maternidade em todo mundo.

Materia retirado do maravilhoso site : http://www.slingando.com/

3 comentários:

Gly disse...

Nossa achei maravilhoso, o engraçado é que muitos livros dizem para gente não fazer o bebê adormecer no nosso colo para não acostumar e que a última coisa que ele dever se lembrar antes de pegar no sono é do beço, isso me ressalta a idéia que não existe fórmulas exatas para lidar com seu bebê .. cada mãe percebe o que cada bebê necessida e vai se ajustando .. bjs !!!

Unknown disse...

Olá Dani,

Conheci seu blog através do blog da Marcia...e adorei seus posts...vou acompanhar seu blog!!!

Olha flor...sobre o sono do Davi...realmente o sono dos bebês passam por vários ciclos...uns melhores e outro piores...posso dizer que agora...minha Julia está dormindo, isso pq ela tem 6 meses e meio...antes sempre acordou umas 5 meses por noite...agora dorme a noite toda e as vezs acorda somente uma vez...graças a Deus, porque já estou trabalhando e nao aguentaria..rs!!

Mas usei algumas técnincas para melhorar o soninho dela e a pediatra até me receitou um remedinho de homeopatia para dar antes dela dormir...ajudou muito..

Faz uma visitinha para nós no blog... lá tem outras dicas....

ahhh o Davi tá lindo

Beijos,
Fabi
http://fabiju.e-familyblog.com/

jennifer disse...

adoreiiiiiiiiiii acontece omesmo comigo..ainda bem que estou fazendo bem digamoss rsrsrsrsbeijos

 
Design by Layout para Blog