sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

28 semanas ......

Sua Gravidez: 28ª Semana de gravidez

Você pode ter dado uma pensadinha sobre como o novo membro da família como será (e por "uma pensadinha" queremos dizer que é a sua nova obsessão :^). Ele vai dormir bem? Será que ele irá desenhar na mobilia com caneta, canetinhas e afins? Dê uma de reporter e entreviste os seus próprios pais para obter informações sobre como você e como o seu companheiro foram quando crianças: o quanto você pesava quando nasceu, a primeira palavra, a primeira vez que você cortau todos os cabelos da Barbie. ... Seus pais vão ficar todos emocionados pela memória e talvez você também ficará. Talvez você fique cheio de esperança para o futuro, ou talvez cheio de medo de seu sofá de couro tornar-se uma tela de pintura para o próximo Leonardo Da Vince.
Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo
Woohoo! Você atingiu a marca do terceiro trimestre, então marque no seu calendário e adicione outro furo no seu cinto. É, a barriga continua crescendo! :^)
Se o seu exame de sangue mostrou que você é Rh negativo, você precisa levar uma injeção de imunoglobulina Rh, esta semana. A injeção evita possíveis complicações em um futuro bebê você pode ter se esse bebê for Rh positivo. O Rh do seu sangue não importa quando se trata da primeira gravidez, mas você deve levar a injeção no caso de você planejar ter mais bambinos.
Se o seu bebê nascer com sangue Rh-positivo (porque herdou um gene Rh-positivo do papai), você deverá receber outra dose de imunoglobulina Rh depois do parto, para ter certeza que tudo estará certo em em dia para futuras gravidezes.

Se o seu teste de glicose deu positivo, o seu doutor provavelmente irá querer dar-lhe um teste de tolerância à glicose em breve. O teste-de-diabetes gestacional envolve algumas mudanças na dieta os dias que precederam a ela (mais carboidratos!) e uma visita mais longa ao consultório no dia do exame (é um teste de três horas, em vez de uma hora como o da primeira vez). E é mais uma oportunidade para tomar sobre esse delicioso coquetel (leia-se: aquele xarope doce pra xuxu)! Se o resultado deste novo teste der positivo para diabetes gestacional, seu médico provavelmente irá colocá-la em um super-dieta saudável para o resto de sua gravidez.

Seu bebê

Conforme o grande dia se aproxima, o seu bebê está ficando pronto para ir de encontro a luz no fim do túnel. Outros destaques desta semana:
Os olhos do seu bebê estão parcialmente abertos, e agora já pode piscar. Imagine seu beb~e piscando pra você!
Seus olhos têm cor agora. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem um tonalidade final até nove meses após o nascimento do bebê. Então, quando sua sogra diz que o bebê tem os olhos dela, você pode informar educadamente a ela que eles provavelmente irão mudar em breve. Desculpe.
Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Seu bebê está gordinho em comparação a algumas semanas atrás.

Sua vida
É hora de FESTA! A organização do chá de bebê é um dos momentos mais agradáveis da gestação, ocasião em que a futura mamãe reúne as amigas para um bate papo descontraído. Neste evento une-se o útil ao agradável, uma vez que a gestante ganhará presentes necessários ao enxoval do bebê. A organização do chá deve ser feita por uma de suas melhores amigas, que deve convidar as outras amigas da futura mamãe.
Lembre da lista que você já fez. No caso do chá de bebê, os homens podem participar, mas não é recomendável a presença de crianças.
Crie um convite personalizado com colagens e montagens. Fica mais criativo e divertido do que o comprado em papelarias .Caso o sexo do bebê já não seja segredo, coloque no convite, assim o enxoval do futuro bebê será efetivamente enriquecido.
Decore o ambiente com temas relacionados ao enxoval do futuro bebê. Coloque no local, por exemplo, um carrinho ou berço para que os convidados possam deixar os presentes. Ou então uma caixa de papelão enfeitada com motivos infantis.
Como trata-se de uma celebração entre pessoas íntimas, o melhor é distribuir as responsabilidades sobre os comes e bebes entre os convidados sugerindo a contribuição de cada um entre bebidas, pratos de salgados e doces.
O evento deve durar até duas horas, em média, para não cansar a futura mamãe.

Faz bem comer...
Utilize no tempero de suas saladas e evite o sal!
Benefícios:
Baixo valor calórico, 1 colher de sopa tem em torno de 1,28kcal;
Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação;
Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas consider-se uma colher de sopa, uma boa quantidade.Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

É bom saber...
Ginástica pré-parto — faça exercício e prepare-se para dar à luzUma das melhores formas de preparar o seu corpo para o parto é fazendo alongamentos.
"Fala-se muito de contracções durante o parto", conta Helene Byrne, especialista em ginástica pré-parto e preparadora pessoal. "Mas, na essência, dar à luz tem apenas a ver com abertura e descontracção". Conheça aqui um movimento que a ajudará a preparar o corpo para o parto.
Agachamento apoiado
1. Coloque-se de pé em frente de uma porta aberta e coloque uma mão em cada maçaneta. Aponte os pés e os joelhos para fora, nas posições das 10h e das 2h. (O uso de bom calçado ajuda a manter a firmeza dos pés.)
2. Agache-se, mantendo as costas direitas, flectindo profundamente os joelhos. Mantenha-se na posição de agachada enquanto se sentir confortável.
3. Firme bem os pés no chão e use as ancas, as nádegas e os braços para se içar até ficar novamente de pé.
Todos conhecemos os benefícios da prática de exercício antes do parto: é bom para si e para o bebé, recuperar a forma após o parto é muito mais fácil e pode mesmo acelerar trabalho de parto, tornando-o mais fácil de suportar. Mas quantas grávidas continuam a frequentar o ginásio quando a barriga atinge o tamanho de uma bola de basquetebol?
F
uturo papai
Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.

É mesmo verdade:
O pai recente também sofre alterações hormonais, como a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogénios – tudo associado à necessidade de prestar cuidados físicos e emocionais ao bebê.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Dani!!
Estou adorando acompanhar seu blog, até porque estamos praticamente com o mesmo tempo de gestação! Estou quase com 29 semanas, esperando o Tiago!!
Parabéns pelo Davi! Muita saúde e alegrias pra vocês!!
Ah! O quartinho aqui também é verdinho e está ficando pronto! Correria danada, né?
Depois passe lá no meu cantinho pra conhecer! umbigoespecial.blogspot.com
Beijo pra vocês!
Nanda e Tiago

Flor disse...

Amiga, tem uma brincadeira pra vc lá no meu Blog!
Não Deixe de participar preciso de vc!
beijocas!!!

Sara e Ale disse...

Eiii o Davi já está grandão
Dani ta chegando rs
E o quarto como tá???

Beijokassssssssssss

Roberta Galante disse...

Estamos na contagem regressiva heim Daniiiiiiiiiiiiii
beijokasss

 
Design by Layout para Blog