sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

21 Semanas

OLaaaaaaaaaaa.....
estamos muito bem, nosso natal foi muito tranquilo, com presentes e comidas gostosas.
O Davi ja esta com 3 gavetas cheias d roupinhas, brinquedos, toalhas, e etc..
Estou bordando algumas toalhinhas, depois vou postar fotos pra vcs verem...



E Graças ao meu maravilhoso Deus, chegamos na 21ª semanas...

Sua Gravidez: 21ª Semana de gravidez

Vinte e um é um número mágico. Isso significa independência. Isso significa que você pode celebrar. Significa que você acabou de ganhar uma rodada de blackjack (lembra do jogo de cartas 21?). Em termos de gravidez, isso significa que você passou da metade e restam apenas 19 semanas!
Seu bebê
As chances são boas que você está sentindo alguém realizando acrobacias no seu útero. Existe algum outro sentimento tão legal quanto este? Outros destaques desta semana:
Agora o bebê já tem versão semelhante a que vai nascer, porém menor. Todas as suas características faciais estão formadas, o cabelo está crescendo em sua cabeça. Ela está mesmo agindo como um bebê e irá ocasionalmente chupa seu polegar ou boceja. Aww ...
Os batimentos cardíacos do bebê estão ficando mais fortes e pode ser ouvido através do bom e antiquado estetoscópio. Peça um ouvir a sua próxima consulta pré-natal! Até a 21ª semana, a medula óssea fetal começa a criar células de sangue (leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos) feito anteriormente pelo fígado e baço. Isto pode não parecer excitante, mas é uma boa notícia.

O líquido amniótico que tem sido o colchão do seu baby, agora tem, também, outro propósito: Seu bebê pode usá-lo para a "prática" de deglutir. Sim, isso soa nojento (tal como muitos outros aspectos da gravidez), mas é um passo importante para o seu bebê, desta forma ele será capaz de deglutir assim que estiver no mundo real. O seu bebê já estava engolindo líquido amniótico por um tempo, mas agora, finalmente, os intestinos estão desenvolvidos o suficiente para que ele absorva pequenas quantidades de açúcar a partir contidas no líquido amniótico. O especialistas acreditam que engolindo o líquido aminiótico, permite o amadurecimento do sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento do bebê. E ser capaz de digerir o açúcar é efetivamente importante em todas as fases da vida. Ele também absorve água e cria restos que serão mandados para o intestino grosso.
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 18cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 310 gramas.

Sua vida
Oferecer um quarto lindo ao recém-nascido, que será a alegria da casa, é o sonho dos pais, mas a decoração do quarto merece atenção especial. Além de beleza, é preciso ficar atento à segurança.

A euforia da chegada do bebê leva os pais a cometerem exageros na decoração do quarto. Muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam e dão um ar gracioso ao local, mas podem comprometer a saúde e a segurança do recém-nascido.
Para evitar riscos, são necessários alguns cuidados na decoração, começando pelo berço, afinal, é onde o bebê passará a maior parte do tempo. O espaço adequado entre as barras varia entre 6 e 7,5 centímetros, para evitar que a criança prenda a cabeça. Lençóis e cobertores devem ser presos ao colchão.

Até dois anos de idade, o bebê não necessita de travesseiro. Conforme Regina Maria Caatucci Gikas, pediatra e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo, não há obrigação de protetor lateral no berço, no entanto, se os pais quiserem, não há problemas, desde que sejam simples, sem babados, justamente para evitar alguma asfixia. Mosquiteiros, só se forem fixados no teto, para evitar que o bebê se pendure no suporte.
O móbile também integra a decoração. Além de enfeitar, é estimulante visual e motor para o recémnascido, mas a pediatra alerta: "é necessário colocá-lo a uma altura que o bebê não alcance, partes do brinquedo podem se soltar e serem engolidas".

O acúmulo de poeira é outro ponto ao qual os pais devem estar atentos. Para garantir a saúde da criança, mantenha-a livre da poeira que provoca doenças respiratórias. Substitua bichos de pelúcia pelos de pano, que têm o mesmo apelo visual e são simples de lavar.

Opte por persianas de PVC em vez de cortinas de tecido, que acumulam pó. No chão, pisos de vinil e tapetes de borracha colorida, de manutenção simples, são ideais. Revestimentos de tecido nas paredes são difíceis de limpar e despertam alergias.

Faz bem comer...Batida de frutas com laranja e banana. Pois tem vitamina C, potássio e cálcio, essenciais para a mamãe.

É bom saber...
A Cromoterapia é uma técnica milenar chinesa que aplica as cores para instituir o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Não há cor melhor ou pior, há a cor certa para cada objetivo.
No quarto do bebê, a Cromoterapia evita problemas como hiperatividade, relata Etles Maziero, psicoterapeuta e terapeuta corporal. "Certa vez, uma mãe me procurou porque não conseguia dominar a inquietude do filho. Pedi-lhe descrição detalhada de hábitos e da decoração do quarto da criança. Havia excesso da cor laranja, provocando a estimulação constante. Sugeri-lhe que substituísse a cor pelo azul claro. A mãe acatou e o problema se resolveu naturalmente".

A psicoterapeuta sugere que o quarto seja decorado com cores pastéis, como azul, verde, lilás, rosa, pêssego e branco. Não é recomendável cores com pigmentos amarelos, que são estimulantes, assim como ocorre com o vermelho e laranja. Num ambiente com muito estímulo visual e muito colorido, o bebê pode ficar hiperativo, ter dificuldades para dormir e ficar irritado. O preto, o marrom e o cinza também não são indicados, são cores frias, não são aconchegantes.
"É importante os pais lembrarem que estamos em um processo de evolução grande, a criança já nasce muito ativa visualmente e só nos primeiros dias ela não fixa o olhar. A composição do quarto precisa ser harmônica, pois este ambiente não será usado somente no primeiro mês", conclui a psicóloga.

Futuro papai
Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre já é uma memória e o "pesado" terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com médico da sua mulher se realmente vocês podem viajar.

Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um. Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo para você e para a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.

Ahhh, Após o parto, recomenda-se um período de abstinência até se recomeçar a vida sexual (aproximadamente de 4 a 6 semanas). No entanto, muitos casais mantêm atividade sexual bem antes disto. Você deve entender que sua mulher pode apresentar menos desejo sexual devido a alterações hormonais, com aumento da Prolactina e também pela exaustão do pós-parto e dos cuidados iniciais com o bebê. Melhor você ir pensando no assunto desde já

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Dani, gostei muito do seu blog, e fiquei curiosa com o número de coincidências que temos em comum!!!
Também estou grávida, 20 semanas, uma a menos que a sua, e o nome do nosso bebê é Davi!!!! Gostei muito das informações sobre gravidez.
Boa sorte na sua jornada, muita saúde, paz e momentos maravilhosos com o seu Davi fazendo muitas piruetas dentro da barriga.
Beijos
Mayra
meu e-mail mayra@givita.com.br

Gly disse...

Oi Dani tudo bem ?? Eu estava procurando blod de gravidinhas e encontrei o seu . adorei o seu perfil estamos com semanas próximas, estou com 19 semanas .. aliás amanhã farei 20 !!! coloquei seu blo nos meu links para que eu possa acompanhar ... da uma olhada no meu blo e me adicione .. Feliz Ano Novo, tudo de bom !!!

Flor disse...

Oi Dani, sua barriguinha está a cada dia mais lindinha...Estou passando para desejar a vc um 2009 Maravilhoso!!!! E que o Davi chegue com muitaaaaaaaaa saúdeeeeeee!!!!

Beijos!!!

PC disse...

Eehhh os presentes são as melhores partes...rsrsrsr...apesar que ganhei tudo pra Clara...rsrsr. Mas o Davi está bem heim...com bastante roupinhas...e como está indo bem até chegar a data dele nascer vai ter o triplo...

Beijos e Feliz Ano Novo!!!!

 
Design by Layout para Blog