segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Naturologia para gestantes

Matéria retirada do site: http://www.natuprime.com/


Especial Gestantes
“Espero ajudar Mulheres a ter gestações mais tranqüilas, com a certeza de que o momento que estão passando é único, natural e sagrado! E também colaborar com o trabalho de muitas doulas, pessoas especiais que não medem esforços em servir e promover uma cultura de paz.”
Camila







Aromaterapia

É muito importante que você saiba a diferença entre óleo essencial e essência.Óleo essencial é um produto puro, extraído diretamente da planta, sem mistura, nem modificações.
Essência é um produto sintético, fabricado industrialmente para imitar um aroma natural, muito utilizado para fins alimentícios. Não apresenta funções terapêuticas. Descreverei brevemente funções de alguns óleos que costumo utilizar em meu trabalho com gestantes.
Óleo essencial de Gerânio Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendente, melhora o tônus da pele, a coloração e o brilho natural. É envolvente e confortante nos banhos de imersão, provoca bem-estar e tranqüilidade.
O óleo essencial de Gerânio também é um excelente relaxante, cuida do emocional oferecendo conforto e baixa ansiedade. Exerce uma função similar a do óleo de lavanda sem o efeito sonífero. O Óleo essencial de Gerânio é conforto e maturidade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda e mudança.
Óleo essencial de Laranja Doce
Descongestionante linfático é excelente para a drenagem quando diluído em óleo vegetal de Abacate. De aroma extremamente agradável, envolvente e terno, o óleo essencial de Laranja Doce é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, quando o intuito da criança é chamar a atenção. Devido à presença de sesquiterpenos, tem ação hipotérmica.
Óleo essencial de Lavanda Montblanc
Calmante, sedativo, sonífero, analgésico e antiespamódico. Excelente no tratamento da insônia basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. É anti-séptico. Alivia a ocorrência de quelóide, hipoalergênico, duas gotas no banho noturno dos recém nascidos são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de oferecer uma ótima noite de sono para os bebês e para os pais.
Óleo essencial de Ylang Ylang
Por sua aplicação direcionada às emoções, o Ylang-Ylang é considerado o óleo essencial do amor; é estimulante sexual principalmente por favorecer o relaxamento. Seu aroma quente é sedutor e desperta fantasias românticas de uma forma tranqüila e especial. Estudos descobriram sua influência sobre a produção de hormônios femininos. O óleo essencial de Ylang-Ylang abaixa a pressão sanguínea, sendo excelente para mulheres que apresentam hipertensão. Muito indicado para gestantes com dificuldades sexuais.
Óleo essencial de Grapefruit
O Óleo Essencial de Grapefruit tem propriedades lipolíticas, desintoxicantes e regeneradoras. Seu aroma leve, fresco e amargo age evocando uma sensação de descontração e motivação quase euforizante.

Óleo essencial de Jasmim
É excelente para depressão pós parto, tristeza materna, irritabilidade ou apatia. Ótimo para usar guando a mulher não consegue engravidar. É considerado um tônico uterino e galactogenico, não devendo ser usado durante a gravidez, mas sem dúvida antes e depois.
Óleo essencial de sândalo
Ótimo para náusea, constipação, ansiedade, insônia, tensão nervosa, depressão, perda de libido. Pode ser usado em massagem para retenção de líquidos. É um óleo muito seguro e diluído pode ser utilizado desde o começo da gravidez.
Dicas e receitas
*Geralmente recomendo Aromaterapia após o quarto mês de gestação.*Somente os óleos essenciais de Melaleuca e Lavanda podem ser aplicados puro sobre a pele. *Não recomendo que misture óleos essenciais sem o conhecimento de sinergia. O efeito da soma dos óleos nem sempre corresponde à soma de seus efeitos.*Evitar exposição ao Sol por 1 hora após a aplicação na pele.* Sempre que possível apresente o óleo à gestante antes de utilizar em sua pele, um aroma que para uma pessoa é muito agradável, para outra pode ser extremamente repugnante.“A Aromaterapia trabalha as emoções e esse trabalho deve ser prazeroso”* Cada 20 gotas de óleo essencial corresponde à 1 ml.

Banho de imersão:10 gotas do óleo essencial escolhido em 10 ml de óleo vegetal + 10 ml de leite integral diluídos na banheira.Massagem:Recomendo diluir o óleo essencial em óleo vegetal puro de boa procedência numa proporção de 3%.
Difusor:Em média 10 gotas de óleo essencial diluído em uma colher de café de óleo vegetal, completa-se o difusor com água.
Trabalhando a memória olfativa do bebê:Ao amamentar, pingue uma gotinha de óleo essencial de lavanda ou laranja doce na roupa da mamãe ou fralda de forma que o bebê sinta o aroma e o associe ao conforto do colo da mamãe, do carinho, do prazer, da segurança daquele momento. Desta forma, ao ficar em seu berço, se a mamãe pingar uma gotinha do mesmo óleo num pedaço de tecido ou num sache fora do contato com o bebê, mas que ele possa sentir o aroma, fará o bebê sentir-se seguro e protegido, evitando interrupções em seu sono e promovendo o descanso da mamãe. Esse efeito pode ser prolongado por toda infância, quando for à escola pela primeira vez ou em qualquer situação que precise se sentir mais seguro.

Aromaterapia e massagem para diminuir a ansiedade:06 gotas de óleo essencial de Lavanda02 gotas de óleo essencial de Gerânio04 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang20 ml de óleo vegetal puro

Assadura em bebês: 2,5 ml de óleo vegetal de semente de uva1 gota de óleo essencial de
Lavanda Misturar o óleo vegetal ao óleo essencial e aplicar sobre a assadura com algodão.

Florais de Bach para gestantes
Centaury
Para mulheres delicadas, silenciosas e suaves. Que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Ajuda a mulher fazer sua vontade ser ouvida e respeitada.
Mimulus
Bom para quando se têm medo das coisas cotidianas, como dor, acidentes, solidão, etc. Pessoas que carregam consigo medos em silencio, sem falar disso com os outros.
Gentian Da dúvida.....
para a confiança.Gentian faz florescer o animo e a fé de que se deve lutar para atingir os objetivos.E de que esses objetivos serão alcançados.
Rock Rose Do pânico.....
para a coragem heróica.“Em situações incontroláveis, invoco conscientemente meu Eu superior e me entrego sem reservas à minha orientação interior”.
Walnut O Floral da mudança...
Adaptar-se a nova situação.“consigo dar inicio a mudanças e novos projetos, com independência, sem me deixar afetar por influencias externas. Ganhei firmeza interior.”
Impatiens
O floral que trabalha a paciência.“Consigo esperar que as coisas se desenvolvam sozinhas ao seu próprio tempo”
Star of Bethlehem
Indicado para a gestante que se mostra traumatizada, seja por casos de partos difíceis na família, seja por histórias aterrorizantes contadas a ela.
Cherry Plum
Para quando se tem medo de que a mente se esgote, de que se perca a razão, de que se faça coisas espantosas, medo de perder o controle.
White Chestnut Do carrossel mental......
para o silencio interior.Ajuda a quietar a mente e com isso melhorar o sono e a entrega da mulher às sensações e instintos.
Larch A flor da autoconfiança.
Para as que não se consideram nem tão boas nem tão capacitadas, que esperam o fracasso. Se sentem feias e diminuídas.

www.natuprime.com

3 comentários:

Sara e Ale disse...

Nossa quantas dicas legais.
Adorei a de assaduras entre outras
Vou voltar sempre aqui se vc deixar..

Bjs

Nina disse...

Dani Amiga..cade vc?? sumida..to preocupada..vc postava todos os dias..ficar sem postar dexa agent preocupada.

de noticias Muié..kk
bjus na barriguinha linda

Marcia disse...

Amiga, adorei seu blog e este último post entao esta maravilhoso !!! Adoro essas coisas !!! Obrigada por compartilhar ! Beijos!

 
Design by Layout para Blog