sexta-feira, 24 de outubro de 2008

12 Semanas



12 Semanas


O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.
O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após a saída do(s) bebê(s). Sua elasticidade é incomparável. Quando o bebê nasce, o útero tem um peso aproximado de 1100g quando o seu peso habitual, antes da gravidez, era de 70g.
Nesse período de gestação, você provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Se essa é a sua primeira gravidez, você ainda deve estar usando as suas roupas habituais mas, se você já passou pela primeira experiência, você notará que sua barriga começará a aparecer mais cedo do que em sua primeira gravidez e, talvez você se sinta mais confortável em roupas mais soltas.

Seu bebê

As estruturas que foram formadas nas semanas anteriores, estão crescendo e tomando forma. À partir dessa semana, ou por volta desse período, será possível ouvir os batimentos cardíacos. O instrumento usado é chamado de doppler. Ele magnifica o som permitindo que o mesmo possa ser ouvido fora do seu corpo. (Não é um estetoscópio).
O rosto do bebê está cada vez mais parecida com a face humana. Seus olhos foram deslocados para a frente de sua cabeça e suas orelhas estão no lugar correto. Eba!
Outros destaques desta semana incrível fetal:
O seu bebé já é capaz de engolir e, esta semana, irá dar alguns goles de líquido amniótico da piscina que ele ou ela está flutuando (e você pensou que aquelas papinhas de nenem eram nojentas!) A propósito, a quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é agora de 50ml aproximadamente. E, no caso que você esteja se perguntando como o seu filho pode respirar mergulhado em todo esses fluidos, aqui vai sua resposta: Os fetos obtêm seu oxigênio do sangue bombeado para seus corpos pela placenta e ainda não respiram com seus pulmões. Mistério resolvido!
Isso é meio nojento, embora fascinante, então sinta-se à vontade para saltar à frente: Os intestinos do bebê estão se formando, mas eles não estão todos onde você esperaria que estivessem. Em vez de estarem bem guardadinhos dentro da cavidade corporal, alguns estão soltos no exterior, no cordão umbilical. Uiiii, yeca.
O esqueleto do feto tem agora centros de formação de ossos, ele está se preparando para transformar a estrutura cartilaginosa em ossos. As unhas das mãos e dos pés estão se formando nesta semana, bem como o queixo e o nariz estão se definindo melhor.
A genitália está se desenvolvendo e logo será possível distinguir em um ultrasom o sexo do bebê.
O seu sistema digestivo é capaz de absorver glucose. À base do cérebro do feto, a glândula pituitária está começando a produzir hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas em uma parte do corpo mas sua ação se dá em uma outra parte do corpo. O sistema nervoso também está mais desenvolvido. O seu bebê se move, e muito, dentro do útero mas, infelizmente, ainda não é possível sentí-lo.
Junior dobrou de tamanho durante as duas últimas semanas, e agora pesa quase 14 gramas. Ele está também atualmente com cerca de 6 centimetros de comprimento, aproximadamente o tamanho de seu dedo mindinho.





0 comentários:

 
Design by Layout para Blog